sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

O Racismo
O Racismo no Brasil
Amanda Gomes da Cruz Rios
Atila da Cruz Silva
Douglas de Souza Santa Rita
Joselene Karolaine Souza dos Santos
Ricardo Felipe dos Santos Borges
Wesley de Almeida da Cruz
Laiana Moura
Resumo :
Esse artigo tem como objetivo falar sobre o racismo no Brasil,mostra o quanto os negros são descriminados na sociedade brasileira,o quanto eles sofrem violência,e como as pessoas veem os negros na sociedade. Relata como a desigualdade social e a internet ajudam no racismo. Mostramos o quanto a internet virou aliada as pessoas que gostam de praticar o racismo. E o quanto a desigualdade racial tem ajudado a crescer o racismo. Relatamos também sobre o surgimento das cotas,como ela é utilizada e como ela pode ajudar as pessoas.
Texto :
Racismo é o preconceito e a descriminação contra pessoas de diferentes raças. As pessoas criam sentimentos de ódio e nojo por pessoas com peles mais escuras,acham que são superiores a elas por terem uma pele mais clara,mas sabemos que isso não passa de um pensamento preconceituoso. Muitas pessoas praticam o racismo achando que estão certas ou ate mesmo se julgam não ser racista,acham ruim quando veem algumas pessoas negras no mesmo local que elas,muitas pessoas ate não aguentam ficar no mesmo local que elas,pelo fato do preconceito ser muito grande contra essas pessoas negras. As pessoas não praticam o preconceito porque a pessoa fez algo com ela pra da o troco,ela pratica o preconceito pelo simples fato de não gostar da raça daquela pessoa. O Brasil por exemplo é um pais marcado pelo racismo,é uma forma da sociedade organizar exaltando um grupo e diminuindo o outro,ou seja exaltando os brancos e diminuindo os negros. Muitos casos as pessoas são tão preconceituosas que acabam praticando violência contras as pessoas negras,em alguns casos elas acabam morrendo ou ficam com sequelas. Mas racismo não é só contra os negros mas sim o preconceito sobre todas as raças,mas acaba que quem sofre o maior preconceito são os negros. A maioria da população brasileira é negra,mesmo assim não empata que as pessoas praticam o preconceito. Embora o Brasil tenha uma forte mistura de raça,a insistência do racismo pode não ser tão evidente para alguns, mas ele não deixa de existir.
O racismo e a desigualdade andam lado a lado no Brasil,isso porque a sociedade  julga muito o caráter das pessoas com o modo de se vestir,com a cor da pele e etc. A desigualdade ajuda manter o racismo desde os tempos da escravidão tendo os brancos sempre acima dos negros,alem dos negros sofrerem com o racismo ainda sofriam com a desigualdade social,pelo fato de viver em uma situação critica e desumana.Isso vem ate os tempos de hoje,porque algumas pessoas ou empresas ainda tem preconceito em contratar pessoas negras,não pelo fato dela não saber exercer o trabalho mas sim pelo fato de ser negro,mesmo a pessoa sendo qualificada pra isso eles não aceitam pelo fato da pessoa ser negra,e algumas pessoas que são contratadas sofrem preconceito pelos clientes,muitos clientes não entram nem no local e outros pedem para não serem atendidos pela pessoa negra. Um caso racista que aconteceu em São Paulo um menino de 8 anos foi expulso da porta da loja pela funcionaria. Se uma pessoa negra cursa uma faculdade onde estaticamente a maioria das pessoas são brancas,ela sofre racismo dos aluno e ate mesmo dos professores,uma aluna da faculdade de Saúde Pública da USP (FSP-USP), foi impedida de entrar na faculdade por ser negra,os guardas deixaram todas as pessoas brancas entrarem na faculdade menos ela por ser negra. As pessoas acham que os negros não tem capacidade de ter um cargo mais alto ou fazer uma faculdade só pelo fato de serem negros,só veem o negro como ladrão,traficante,algo ruim e nunca veem como uma pessoa honesta. No Brasil a maioria das vitimas de homicídio tem o mesmo perfil,são negras,pobres e jovens,o numero só vem aumentando,criaram uma macha para as pessoas se mobilizarem com os casos que tem acontecido por causa do racismo,com a macha eles querem cobrar as políticas publicas   diante dos últimos dados sobre a violência contra a população negra, pobre e periférica brasileira. Muitas pessoas acham que os negros ate hoje não podem ter o mesmo direito que os brancos,muitos acham que os negros deviam ser escravos ate hoje. A desigualdade e o preconceito nunca vão acabar enquanto as pessoas pensarem que são melhores que as outras,enquanto elas não enxergarem que todos nos somos iguais independente da cor da pele ou da conta bancaria. A desigualdade social ajuda mais ainda as pessoas desenvolverem o racismo. O racismo se tornou algo invisível no Brasil pelo fato por causa da historia as escravidão no país,durante a escravidão o negro foi entrando na sociedade com muito pouco espaço. Muitas pessoas tentam cobrir as discriminações contra negros,mas a cada dia essa discriminação é percebida,as pessoas estão criando grupos e lutando contra o racismo,mas não tem muito apoio interno. O racismo esta entranhado nas relações sociais no Brasil. A desigualdade social separa as pessoas umas das outras e fazem com que elas se odeiem e criem o racismo.
 É falso afirmar que o Brasil não é um país racial. Vários brasileiros afirmam ao contrario,mas são pessoas que não enxergam ou não querem enxergar a verdadeira realidade do país. Não a necessidade de citar dados ou exemplos de racimos porque é algo que já esta visível : Como o caso do atual goleiro do time da ponte preta-aranha, que foi chamado de macaco por uma torcedora do time do Grêmio, quando ainda jogava pelo santos. Isso foi algo que repercutiu todo o pais, será que não evoluímos? ,como também o caso do jogador Daniel Alves, que quando ainda jogava pelo clube do Barcelona, jogaram uma banana no campo para ele, e ele respondeu simplesmente pegando a banana e comendo. São casos que aparecem na mídia por motivo de quem foi atingido foram personagens famosos,pessoas que estão na mídia. Simplesmente por isso, porque se fosse qualquer outra pessoa comum sem nenhuma fama, ninguém saberia,e assim continuaria sem saber. A maioria da população brasileira são negros, pessoas que são vitimas de genocídio,que vivem em favelas e periferias em condições sub-humanas,acesso ao serviço público ruim e alem de serem agredidos diariamente pelo estado de farda e por uma mídia fascista. Isso é algo que vem de gerações. A estigmatização é uma arma muito poderosa, pois fortalece o preconceito,baixa a alto estima de um povo. Os efeitos colaterais do racismo institucional aumenta cada vez mais, praticas que transgridem a lei e violam direitos humanos parecem não causar indignação e colocam em questão a justiça brasileira quando se trata de negros e pobres. “ Racismo não prendem racistas a não ser para salvar o próprio racismo.”
O sistema de cotas se iniciou com o objetivo de corrigir o período histórico da escravatura, resultando na maior ingressão de negros e índios nos ensinos superiores. A primeira instituição a aderir o sistema de cotas, foi a Universidade de Brasília (UnB), em 2004, implantando ações que afirmavam a entrada de negros, indígenas, pardos, pessoas das comunidades quilombas e também estudantes de baixa renda e deficientes - com a cota social-. Então, diferente do que muitos pensam, o sistema não befeficia somente pessoas negras. Cotas raciais ainda é um assunto bastante polêmico pelo fato de haver pessoas que são a favor e pessoas que são contra. Muitas pessoas são contra as cotas, por achar que alguns recorrem ao sistema por ser mais fácil do que o sistema universal, pois o negro nunca foi proibido de ingressar nas universidades. As cotas são uma forma de amenizar o racismo e a intolerância gerada por diferentes etnias, onde por exemplo os negros e o índios são tratados de forma inferior aos brancos. As cotas raciais foram criadas para dar mais chances as raças que decorrente ao preconceito passam a ter uma qualidade de vida inferior, não tendo a oportunidade de ingressar nas mesmas escolas, pelo fato dos pais não terem a mesma condição financeira, que na maioria das vezes é culpa do preconceito que impede que os negros e índios tenham as mesmas oportunidades de ensino e emprego, e em alguns casos exerçam a mesma função, com a diferença de salário. Por outro lado existe as pessoas que são contra as cotas por alegarem que o sistema vai contra o Artigo 5° da Constituição Federal, - que garante a não distinção de brasileiros ou estrangeiros residentes no país - , pelo fato dessas reservas de vagas ser o oposto de igualdade para todos, e assim mantendo a diferenças de raças, mantendo ainda o racismo. ao invés de dar os mesmo direito a todos. A solução para o fim do racismo é eliminar as diferenças físicas. O preconceito e o racismo se abrangem quando começamos a nos classificar e a nos rotular. Devemos entender que apesar de sermos pessoas diferentes, continuamos sendo seres iguais, com direitos igualitários.
Hoje em dia o racismo ganhou um forte aliado que foi a internet,com ela as pessoas podem expor a vontade o seu preconceito,quando quiser e com quem quiser. Como hoje em dia a internet é algo utilizado por todos,as pessoas expõe os seus preconceitos e acabam achando mais pessoas preconceituosas e um vai ajudando o outro a humilhar as pessoas. Muitas pessoas sofrem preconceito na internet mas os casos que repercutem são os dos famosos,como no caso da apresentadora da previsão do tempo do jornal nacional,Maria Julia foi vitima dessas pessoas racistas que não sabem usar a internet para uma causa boa mas sim para uma ruim,ela foi vitima de xingamentos e humilhação,por ter uma pele mais escura. As pessoas não tem medo de expor seu preconceito e a internet é algo que influencia os jovens,acaba influenciando a fazer o racismo as vezes sem ate eles mesmo perceberem,começando com uma piadinha sem graça e depois quem sabe não continue com a piadinha. A internet é um meio que as pessoas podem compartilhar o racismo e isso acaba ajudando muito o racismo. Porem as consequências que as pessoas sofrem pessoalmente pelo preconceito não é o mesmo,o indivíduo pode ofender a pessoa sem se preocupar em ser agredido,por saberem disso as pessoas atacam mais ainda umas as outras. Muitas pessoas fazem perfis fakes só para atacar as pessoas sem ser identificado ou denunciado,por exemplo um caso que aconteceu no facebook pessoas fizeram um perfil fake dizendo que venderia negros a R$ 1,00,falavam suas possíveis utilidades.As imagens dessa paginas deixaram muitas pessoas chocadas e tristes. As pessoas que apoiam esse ato ainda podem compartilhar a vontade para mais pessoas verem. Todos nos sabemos que a internet têm servido de show para pessoas mostrarem seu preconceito e ódio.As punições e leis parecem fazer com que essas pessoas parem de expor seus preconceitos parecem que elas precisam expor sempre mais e mais seu ódio e preconceito. O que antes as pessoas tinham medo de falar hoje em dia elas expõe na internet sem se preocupar com nada. Nesses últimos anos a internet tem colocado espaço para essas pessoas praticarem crimes de ódio,em mais destaque esta o racismo.
“Tire o seu racismo do caminho, que eu quero passar com a minha cor.”
Conclusão :
O nosso estudo aborda,como a desigualdade ajuda no racimos,falamos o quanto a desigualdade puxa as pessoas a praticarem o racismo,os dois andam lado a lado,um ajudando o outro a ser praticado pelas pessoas de uma forma ruim e brutal.
Abordamos os mitos da democracia racial,falamos o quanto e falso afirmar que o Brasil não é um país racista,e as pessoas tentam esconder o quanto o Brasil é racista.
Abordamos o quanto as cotas ajudam as pessoas de diferentes raças,quando ela foi criada e como ela é utilizada.

Abordamos o quanto a internet ajuda as pessoas praticarem esses preconceitos,e a cada dia ela nos mostra que tem mais preconceituosos por ai e que eles não estão diminuindo e sim aumentando.

Um comentário:

  1. Texto todo fora de formatação.
    Faltou justificar e não deu o espaço entre os parágrafos.
    Cuidado com a grafia das palavras.
    A conclusão ficou parecendo um texto anexado. A conclusão fax parte do texto. Deve dar continuidade ao texto, sem grandes rupturas, finalizando a discussão proposta.

    ResponderExcluir