sexta-feira, 2 de dezembro de 2016

A INTOLERÂNCIA RELIGIOSA NA ATUALIDADE


Anderson Queiroz
Aline Gomes
Jefferson
Jonas Estrelado
Henrique Oliveira
Rafaela Pires
Rute Ferreira
Estefany Silva


Resumo:
Sabemos que hoje em dia quando se fala religião alheia, um certo caos começa. A intolerância em todo o mundo só vem aumentando, qual será a razão dessa intolerância crescer tanto? Será que tem solução ainda?


A intolerância não está em um só determinado lugar ela está presente no mundo inteiro, em toda parte. Talvez ela seja a explicação de tantas guerras, brigas e desentendimentos familiares. Atualmente, as pessoas são muito críticas e abusivas. No ensinamento da sua religião, ás vezes a violência nem entra nele, mas com tanta gente hipócrita isso foge do conceito da sua crença.


Existem muitas leis para tentar acabar com a intolerância mundial, mas ninguém nem liga para a lei só quer fazer o que bem entende. As pessoas que são fanáticas acham que só sua religião presta, e que a religião do próximo não serve para nada. Daí já gera um conflito e esse conflito por religião nunca para.


Em uma série de reportagens, publicada no site GLOBO, no dia 11 de julho de 2016, vem mostrando que os fiéis da umbanda e do candomblé são vítimas de 60% das denúncias de intolerância recebidas pelo disque 100. Isso comprova que pelo menos no Brasil o alvo principal da intolerância são a umbanda e o candomblé.
Portanto para tentar acabar com a intolerância, a educação humana deveria ser totalmente renovada. Sabe aquela matéria chamada “Ensino Religioso”, então ela deveria ser aplicada em todo o mundo, assim as escolas iriam criar crianças que saberiam respeitar a crença do próximo.


A intolerância religiosa é um conjunto de ideias e atitudes que desrespeita os fies quando a intolerância é constante acaba tornando se uma perseguição criminal, ferindo a dignidade e a expressão de liberdade de todo o grupo de religioso. Quando se trata de perseguição, trata se também da atitude mental, que é formada por falta de conhecimento e reconhecimento das crenças religiosas.


O brasil é um país laico (não há uma religião oficial), na legislação brasileira existe algumas leis que condenam a discriminação religiosa. Existem cinco maiores religiões, e elas são: cristianismo, islamismo, hinduísmo, religiões chinesas e budismo, existem também outra grande quantidade de religião, mas existe algumas que são como alvo da perseguição, zombaria e intolerância, essas religiões são: umbanda e candomblé (é importante lembrar que critica religiosa não é igual a intolerância religiosa, a crítica é uma expressão de opinião) essas duas religiões outrora não poderiam ser consideradas uma religião. O juiz Eugenio Rosa De Araújo, decretou que a umbanda e o candomblé não poderia ser considerada uma religião, por não haver bíblia ou alcorão, que são essências a uma religião.
O candomblé veio da África para o Brasil, como o brasil era um país católico naquela época, e a igreja impedia que a religião afro fosse implantada aqui no brasil, era considerado como um ato criminoso, sendo assim, os africanos cultuavam aos orixás e vodus fingindo ser santos católicos. Para o candomblé os orixás são como deuses supremos, que escolhem a pessoa que quer incorporar para se comunicar com outro orixá (os orixás são divindades da natureza).


A umbanda é uma religião que adota preceitos cristãos, indígenas e afro e existe a mais de um século, diferentemente do candomblé que oferece animais como oferendas, eles oferecem flores, frutos, alimentos e velas como referencias as divindades, eles adoram a olodum, mas a incorporação é de espíritos, porem eles são monoteístas.


Certa feita, um grupo de religiosos do candomblé estavam voltando do culto, quando passou pelo ponto de ônibus onde estava um grupo de protestantes, quando eles viram que os religiosos estavam vestidos com blusas e saias longas e brancas e turbantes, começaram a lançar pedras sem respeitar a religião próxima, e umas das pedras acertou a cabeça de uma criança que estava no meio deles.


As religiões devem ser respeitadas, seja ela monoteísta ou politeísta, antes de jugar a crença do próximo devemos fazer uma reflexão que todos somos livres para seguir e servir a religião que queremos e sentimos bem. Temos a liberdade de escolha e acredito que esses tipos de intolerância não é ordem dos líderes, e sem falar dos seguidores de uma religião que por falta de conhecimento, acaba entrando no espaço do outro e querendo mudar a forma dos outros pensar.


A intolerância religiosa é um tema muito delicado, pois qualquer decisão pode causar conflitos entre as religiões. Na maioria dos casos a discriminação contra as religiões afro descendente é também por causa do fanatismo, que faz com que as pessoas respeitem só a sua religião. A lei defende o respeito e a proteção a qualquer religião, sabendo que não só devemos ter a consciência de qualquer tipo de preconceito, como não levar a geração humana, isso faz com que o ato de preconceito seja crime dando a oportunidade as vítimas denunciarem. Há uma crítica de formação cultural na sociedade, seja ela qual for, em alta ou baixa sociedade humana.


Discriminar pessoas, excluir, tratar com inferioridade, por sua religião é crime, se sentir superior a alguém baseando se em suas crenças é completamente imoral. Todos os dias inocentes, sofrem simplesmente por causa da sua fé, são ameaçados, perseguidos agredidos fisicamente e verbalmente, e isso é causado pelo preconceito, pelo mal informação, pela ignorância insistente de não aceitar que as pessoas   tem pensamentos diferentes.


A intolerância infringe os direitos do cidadão brasileiro, que se sente inseguro para ir e vir, que não consegue praticar sua religião por medo. As vezes impedido de trabalhar ou frequentar determinados lugares. Por tanto, medidas mais rígidas de políticas e segurança devem ser tomadas para garantir que esse tipo de crime seja evitado, e o agressor punido conforme a lei deve haver também medidas de conscientização, para que a vítima não tenha medo de fazer a denúncia, e mais atenção quanto ás redes sociais para que o crime seja identificado e tratado, permitindo assim que os cidadãos sintam se mais seguros para praticar a sua fé.
Intolerância ato de não tolerar, religiosa forma de pensar, tratar agir descriminando tal religião intolerância é um acontecimento antigo que se segue até os dias atuais um começo de uma atitude ruim tornando um acontecimento sem fim. O nível de intolerância é assustador, isso tudo pode se dizer pelo fato que no mundo há mais de dez mil religiões e a maioria com os seus deuses diferentes essas brigas ocorrem pelo fato de um não aceitar que o deus do outro não tem poder ou merece respeito.
A intolerância religiosa as matrizes africanas são maiores, pois o continente africano é visto de uma forma negativa e inferior dando assim um aspecto negativo ao candomblé ,a religião vinda de lá, mas muito cultuada aqui no brasil, a maioria das religiões cultuada no brasil são a base de Cristo como adorado tornando o preconceito contra o candomblé ainda maior por acreditarem que essas religiões trazem o mal, usam as pessoas por espíritos ruins, não vendo que essa crença tem coisas comuns a todas outras e ainda melhores assim dizendo eles deveriam ter um respeito ainda maior.

Conclusão:
Existem leis com pena para pessoas que não aceita outra religião, mas essas leis não é o suficiente para essas pessoas que cometem esse tipo de agressão ou difamação a outras religiões, essas pessoas precisam de uma lei mais rígida, por que elas estão passando dos limites. Estamos presenciando um ato horrível contra religião afro brasileira (candomblé), pessoas que não aceitam o candomblé estão destruindo centros, batendo, apedrejando e etc. em pessoas que seguem a religião afro brasileira, tendo um ato não só de rejeição religiosa, mais também racista, por que a maior parte dos praticantes da religião afro brasileira são negros.


Acreditamos que a maior parte desses acontecimentos que está havendo com a religião afro brasileira, são atos racistas. Mesmo com essa lei não irá mudar tão cedo esses atos, pois só mudara quando todos da sociedade aceitar que todo mundo é igual não direitos e deveres do cidadão, sabendo cada um que devemos respeitar ao outro independente de religião, cor de pele, opção sexual e etc.
O importante é que todos vivam em harmonia e sem prejudicar o outro.


Referências

http://papodeyawo.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. http://oglobo.globo.com/opiniao/o-perigo-da-intolerancia-religiosa-13622751
    http://www.guiadedireitos.org/index.php?option=com_content&view=article&id=1041&Itemid=263

    ResponderExcluir